2.4.09

"invadindo" a funarte (por Caio Marinho)

Esse mês o Digitando terá posts de convidados. Começamos por Caio Marinho, que vivenciou esse dia tão importante para o teatro:

27 de março, dia mundial do teatro e do circo. Foi também dia de luta. De darmos novos passos na batalha para o teatro acontecer de fato. Contra os fundos baseados na renúncia fiscal. Contra o uso do dinheiro público para promoção de grandes empresas. A favor do diálogo, de uma via de duas mãos entre nós, artistas, e o governo que teima em não abrir outras possibilidades, nos deixando nas mãos da iniciativa privada.

A tão falada Lei Rouanet, agora foi reformulada, mascarando o absurdo de sua fundamentação. O movimento 27 de março, que ocupou (não invadiu, como tem sido divulgado, pois trata-se de um espaço público) a Funarte na madrugada de quinta feira, não passa nem perto de defender a lei, e sim a sua extinção, abrindo espaço para novos mecanismos de incentivo cultural, que não dependam do patrocínio privado patrocínio privado, que utiliza a ação cultural para auto-promoção.

Estes, entre outros direitos exigidos por nós, estão na carta aberta, lida e entregue aos representantes do MinC às 13h da sexta-feira, 27 de março, após mais de sete horas de ocupação. O que acontecerá ninguém sabe, mas foi e está sendo bom ver o povo de teatro lutando junto. Foi bonito estar lá e ver os artistas unidos para fazer a nossa arte ser vista, e reconhecida como algo que precisa de investimento. E merece acontecer!

Um comentário:

Kedma Franza disse...

Bonitas palavras, Caio. Que vêm de uma ação ainda mais bonita. Força na luta, sempre.

 
eXTReMe Tracker