23.6.09

sobre espectros e limites

Quatro e trinta e cinco da manhã. Fazia tempo que a leitura de um texto não me tirava um sono. Curioso é isso acontecer depois da quarta leitura do mesmo texto. Sim, quarta. Tomara que a quinta, a sexta a sétima e a oitava não me deixem meses sem dormir.

A Sonata dos Espectros é difícil de entender. A primeira leitura é surreal. Mas, ao contrári odo que deveria ser, instiga a ler mais uma vez e mais outra. E a cada leitura alguns significados vão dando forma. E a aparente falta de lógica vai angustiando, angustiando. Até explodir.

Porque não se quer que a vida passe sem sentido. E deixar coisas para trás simplesmente porque são incompreensíveis a primeira vista me parece fugir. E talvez seja sobre isso que o texto fale. E talvez seja sobre isso que eu queira falar.

Ficar na mesma. A vida toda. Faz a gente apodrecer. E ter medo. Medo de enfrentar. Cresce no peito uma angústia que não passa e suga nossas energias. Talvez o meu "eu no teatro" queira dizer para as pessoas que elas devem seguir em frente. Seguir seu sonho. Seja ele qual for. Não. Não é talvez. É sobre isso que eu quero falar e é nisso que eu acredito.

Quixote diz isso da forma mais bonita que existe. Talvez seja a hora de levarmos um tapa na cara. E mostrarmos a angústia que tem por trás de estagnar e não ultrapassar seus limites. De repente essa crise pela qual o grupo tem passado queira nos dizer isso... Strindberg cada vez mais me vem como uma resposta possível.

E essa insônia de hoje está me deixando muito feliz. É como uma volta a vida.

18.6.09

primeiras impressões sobre august strindberg

A Caminho de Damasco uma Sonata Fantasma. Acho que encontramos um caminho obscuro e tortuoso para seguirmos. Como num sonho, como num conto de fadas. Nessa estrutura maluca encontramos um alento. E mais do que nunca acho que percebo que sozinho é impossível seguir.

A prisão que é a vida ou a morte. E tudo aquilo que queremos transgredir mas não podemos. Não podemos? Uma força maior que nós existe? Pagamos por nossos crimes? estamos estagnados? Se você se cala por muito tempo tempo, água acumulada começa a se acumular e apodrecer. (Sonata dos Espectros)

É isso. Não quero me calar. Quero caminhar. Nesse meu caminho maluco. Que não importa o quão bizarro ele possa parecer para o outros: ele é o meu caminho. Gosto muito da aparente falta de sentido e da estrutura de sonho/pesadelo que Strindberg propõe. Quem disse que nossa vida é linear?

Talvez porque procuramos uma razão e uma linearidade para a vida nós nos percamos tanto. Talvez.

8.6.09

pra onde?

Para dar um novo passo é preciso escolher o caminho. O novo projeto parece que nunca virá. Já passamos por Hamlet. Pela Metamorfose. E agora a crise. Parece que que nada chegará até o fim.

Dissolução.

Mas. Não mais que de repente. As forças que estavam perdidas se renovaram em olhares. De quem não sabe para onde ir. Mas sabe. Que não é hora de se separar. E eu vi o brilho nos olhos de novo.

Eu vi. que a vontade voltou em cada imaginário. E sim. Acho que somos capazes. De seguir. Rumo a Damasco, ou a qualquer outro lugar que seja nosso.

4.6.09

função

Por muito tempo estive em uma função do grupo que não era minha. Minha vontade de fazer acontecer me fazia segurar tudo na unha. Aos poucos fui descobrindo que isso me fazia mal. Me colocava em um situação de quase arrogância que não era da minha natureza ter.

Isso foi protegendo as pessoas por um lado. Mas criou-se uma bola de neve. Na qual era esperada de mim a atitude que deveria ser de todos. Quando eu não pude ajudar pois o problema central era comigo a crise se fez.

Hoje eu me sinto num lugar melhor. Mas acho que uma estrutura se perdeu e está difícil de se encontrar a outra. Está doendo. Está abalando a base. E pensa-se em separação.

Mas a base não se separa. Senão tudo quebra. Acho que é um momento de repensar e se unir. Unir de novo. Para encontrar a estrutura. Não da forma como era. Mas talvez em algo mais coletivo.

Quando me calei outras vozes apareceram e isso me fez sentir incrivelmente bem. Pois na unha, era isso que eu tentava o tempo todo, pensar no grupo, porque isso é importante pra mim. Teatro de grupo é o caminho que eu quero seguir. E eu não posso ser o grupo. O grupo são todos.

Espero que estejamos crescendo.

Do fundo do meu coração.

Porque eu não sou ninguém sem vocês.
 
eXTReMe Tracker