11.9.08

a descoberta

Noite em claro.
Resolvi que eu tinha que descobrir.
Por quê o Hamlet é genial?

Eu não posso querer montar a peça só porque todos dizem que ela é genial. Isso virou meio que uma lei, desde que Shakeaspeare é Shakespeare. E meio que. Muitos estudiosos. Muitos atores. Muitos qualquer coisa. Discutem sobre isso. E. Banalizou.

Banalizou porque as pessoas simplesmente aceitam que ele é o texto de todos os textos e acabou. Sem realmente procurar o seu significado. Mas não " O Significado". E sim o seu significado pessoal. Para achar que aquilo é realmente "aquilo tudo".

Não. Eu nã ia dormir sem saber. Depois de ter lido tantas vezes o texto. Estava me sentido meio ridícula por não ter descoberto o Hamlet ainda. Li o que o Bloom acha dele, o que o Kott acha dele, o que a Barbara Heliodora acha dele. Mas o que eu acho dele?

Pra mim, ele ser um homem renascentista no meio de algo medieval não o torna Hamlet. Todos os gênios são a frente do tempo. O texto ser ambiguo e propenso a interpretações inumeráveis? Sim, esse é um caminho... mas não era lá ainda...

Foi quando me deparei com pequenas palavras no texto do Hamlet. Que me deram um medo absurdo. Um medo indescritível do Príncipe da Dinamarca pular do papel e vir falar comigo. Pessoalmente.

Sim. Era ali. O Hamlet sabe que ele não existe. Ele sabe que ele é um personagem de teatro. Ele sabe que tudo aquilo é uma grande encenação. E é isso que é o genial. Ele age o tempo como se ele fosse um ator. Fazendo o papel dele mesmo. ELE SABE. E a gente fica sem saber se ele é ou não é.

Horrorizei. O Metateatro é o genial do Hamlet.

Tudo estava calmo no seu reino. Ele estava revoltado sim com a morte do pai, e as bodas da mãe com o tio. Mas eis que surge o grande diretor da peça. O Espectro do seu pai. E impõe a ele um roteiro. Um roteiro que ele não quer cumprir. Porque sabe que vai dar merda.

São três peças de teatro dentro de um grande genial texto.

A primeira grande peça seria o roteiro de vingança imposto pelo Fantasma. A segunda peça é o "ator" Hamlet se fingindo de louco para ludibriar os espiões enquanto ele ganha tempo para decidir o que fazer. E a terceira peça, é a peça que surge de encenadores de atores dentro da peça. Como a solução para que Hamlet tenha certeza de que o tio é o assassino.

Não é lindo que uma peça, entre tantas dúvidas e confusões. Seja o sinônimo da verdade? É a encenação que faz o Rei Cláudio se denunciar. O Teatro. Salva o Teatro do Hamlet. Mas não o impede de morrer no final.

Hamlet é épico e é tragico ao mesmo tempo. É uma tragédia que tem um oráculo mal feito porque o ator principal contesta o roteiro e acaba morrendo. O gênio acaba caindo em uma armadilha tão infame que é impensável. Para ele.

Para mim é isso. E agora estou alimentada.
Porque nada é mais importante que o teatro.
E falar dele é o que me move.
Para você. Seja o Hamlet quem você quiser.

2 comentários:

Sharonline disse...

errata parágrafo nove, linha dois: as bodas da MÃE com o tio.

ainda não terminei de ler...

Kedma Franza disse...

Nada como retomar a leitura do Digitando com um texto desses. Tô de volta. E vc me alimenta.

 
eXTReMe Tracker