10.10.08

hécuba

Aline Baba em Troianas, direção René Piazentin (Teatro Escola Macunaíma)


Ontem, na madrugada, em mais uma noite de insônia, me deu saudades do tempo em que fui Hécuba. A Rainha de Tróia. Certo que foi um espetáculo ainda na escola. Mas digamos que foi assim: definitivo.

E lembrei. Lembrei de todo o meu texto. Pelo menos o da cena inicial. E tive a impressão de que poderia representá-lo naquele momento.

Acho muito íncrível como eu não consigo esquecer os solilóquios da Hécuba. Acho que não é porque eram muito grandes. Mas pela força que eles tinham. Pela beleza das palavras.

O primeiro texto de teatro que eu li na vida foi Édipo Rei. Ainda no colégio. Quinta ou sexta série... não imaginava ainda que seria atriz. Mas aquele texto modificou algo em mim. Me apaixonei pelo Coro. Pela Mitologia. Por tudo.

Acho que de tudo que existe no teatro. O que eu mais gosto ainda é a Tragédia Grega. Apesar de acharem que eu lido melhor com textos de comédia. Não. A tragédia. A Mitologia. Ser aquilo que já foi. Antes de Cristo. E ainda hoje é muito forte. Realmente me impressiona. Dá sentido ao meu teatro.

Troianas. Apesar de ter sido feita com o texto de Jean Paul Sartre, era assim para mim. Eu estava na Guerra de Tróia. Falando. E ... "O silêncio não vale mais do que as palavras". Representar alguém dos tempos de Homero. É dar continuidade ao ciclo da vida.

"Navios, belos navios, há dez anos, aonde então íeis? Íeis bucar a grega Helena, esposa infiél de Menelau, e trazíeis a morte aos troianos..."

2 comentários:

T. M. disse...

A sensação de fazer aquilo que tantas atrizes já fizeram durante não centenas, mas milhares de anos, é algo realmente 'emocionante'...

"O crime recompensa..."

petrucia finkler disse...

deve ser mesmo um arraso representar um personagem de uma tragédia dessas. Acho que pelo peso das palavras e por terem sido invocados por tantas vezes através dos tempos, é quase como se eles fossem entidades, quem sabe? tivessem uma mística e uma força próprias... e acessar isso deve ser demais!
boa foto também!

 
eXTReMe Tracker