12.4.08

auto-ajuda é dom quixote



(ilustração de Salvador Dalí)



Uma vez. Emputecida com pessoas que gastam dinheiro comprando livros de auto-ajuda. Soltei: Se liga, auto-ajuda é Dom Quixote.

Sei que posso estar um pouco repetitiva no tema. Mas é o meu projeto querido. E. Sim. Um tema inesgotável. Uma vez li, não sei se são estatíticas verdadeiras, mas li. Que "O Engenhoso Fidalgo Dom Quixote de La Mancha" é o segundo livro mais lido do mundo. O Primeiro é a Bíblia. Mas a minha Bíblia é Dom Quixote.

Já que falamos de auto-ajuda queria fazer uma pergunta clichê para mim mesma. Se você, Aline Baba, pudesse conhecer uma pessoa, viva ou morta, quem você escolheria? Cervantes. Não precisava nem falar com ele. Só abraçar. E dizer: muchas gracias.

As duas jornadas do nosso queridíssimo cavaleiro andante valem muito mais do que qualquer coisa nessa vida. Se até Dostoiéviski disse que o Dom Quixote é o resumo da vida. Quem sou eu para contestá-lo? Para contestar Dalí. Nietzche. Goethe.

As pessoas costumam procurar respostas em livros baratos. Mas as verdadeiras respostas estão dentro de nós mesmo. Como um livro pode ter a impáfia de ser classificado como auto-ajuda? As verdadeiras respostas estão em livros como Dom Quixote. Que fazem você descobrir sozinho quem você é. Sem dizer. Só sentir.

Sentir que: "O bonito era que estava de olhos fechados, porque realmente dormia sonhando andar em batalha com o gigante."

3 comentários:

René Piazentin disse...

E o pior é que tem edições baratas de Dom Quixote. E por falar em barata, tem Kafka também. Auto-ajuda é A Metamorfose. Hahahaha.
Eu, se pudesse conhecer uma pessoa, viva ou morta, para abraçar, acho que abraçava a Clarice. Se bem que ela ia me olhar depois com aquele olhar dela e dizer: "por que isso?" Ou não.

Kedma Franza disse...

Eu tinha lido esse post ontem, aí hoje li uma entrevista do Eurico Miranda na Piauí, e ele diz que era um grande leitor quando mais novo, e que largou tudo pelo Vasco. Citou, dentre outros, Dom Quixote, que o ensinou a 'não ligar para o que os outros dizem'. Olhaí.

Caio Marinho disse...

Por falar em barata tem Kafka também é O melhor! Só podia ser o marujo!

 
eXTReMe Tracker