31.3.08

todos acham que podemos chorar

Fulano: Você é atriz. Então chora aí.

Todo ator já se viu em uma situação constrangedora como essa. E. Acreditem. Se lágrimas escorreram de seus olhos: foi de desgosto.

Ninguém chora sem motivo. Se não for concreto. No mínimo é descontrole emocional. As pessoas muitas vezes confundem atuar com fingir. E mesmo fingir é um motivo.

Se eu choro. Eu choro. Choro para não rir. E muitas vezes fico triste de verdade. Parafraseando Ham.

Ninguém controla as emoções porque um outro o quer. Um ator quando chora é porque alguma emoção forte o levou a isso. Um motivo qualquer. Na maioria das vezes é a própria ação em cena que o leva a tal. Não um comando. Não uma obrigação. Somos atores porque nos emocionamos com nosso próprio trabalho. E não porque fingimos nos emocionar.

Chimpanzé não sou.

Crocodilos não somos.

4 comentários:

Jessie Miranda disse...

Tenho uma satisfação muito grande quando vejo pessoas que conseguiram seu lugar ao sol.....
Desejo MUUUUUITA MERDA!
pra vc.... não lhe conheço mas seu post me deu algo que há muito não vejo, e sinto!
parabéns

Kedma Franza disse...

"Eu amo os atores, que sabem que a única recompensa que podem ter - não é o dinheiro, não são os aplausos - é a esperança de poder rir todos os risos e chorar todos os prantos". Plínio Marcos

René Piazentin disse...

Não faça do seu amigo ou parente ator a sua filha pianista de sete anos, no melhor estilo "toca uma música para a visita, filhinha... Olha que lindinha que ela é!"
Não peça para ele "fazer uma cena aí", "chorar", não pergunte como se dá "beijo cênico" nem "tapa cênico", nem "como você decora tudo aquilo?"
Ou você perde seu amigo ator.

Vii Zedek disse...

pôxa.... foram tantas as palavras que me deixou sem palavras...
mas concordo com o que você diz!
pessoal pensa que teatro é igual matemática...que você aprende do dia pra noite e sai fazendo por aí fora dos palcos....se fizer alguma coisa fora dos palcos...as pessoas te massaaaacram!

 
eXTReMe Tracker